quinta-feira, 2 de julho de 2020

Livros para Crianças: O soldadinho de chumbo


Indicações literárias de contos de Hans Christian Andersen


Por Christiane Angelotti


Alguns contos clássicos infantis estão presentes na vida das crianças há muitos anos. Este é o caso de O Soldadinho de Chumbo.

Como dizia o autor italiano  italiano Ítalo Calvino em Por que ler os clássicos, seu livro de ensaios: "um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer". Aliás, é isso que distingue um clássico de um livro comum: a permanência, a capacidade de resistir ao tempo. Porém, nem sempre os clássicos são apresentados para as crianças da forma como foram originalmente escritos. Isso se deve a muitos fatores como a idade e a maturidade do leitor. Considerando que adaptar consiste em uma atualização de discurso, ou seja, adequar um texto ou uma obra de arte às peculiaridades e características do discurso em voga na época a que pertencem, adaptar clássicos para as crianças é uma forma de introduzi-las ao universo dos autores clássicos.


O Soldadinho de Chumbo é um conto de fadas escrito por Hans Christian Andersen e publicado pela primeira vez em 1838. Conta a história de um boneco de chumbo, que tem apenas uma perna e que se apaixona por uma bailarina que também é uma boneca, porém de papelão. Uma história de aventura, foi o primeiro conto escrito totalmente pelo autor e não tem um final feliz.





Indicamos aqui sete adaptações do clássico conto de Andersen, Confira!

1- O soldadinho de chumbo


Autora: Cristina Porto
Ilustração: Avelino Guedes
Faixa etária: A partir de 09 anos
Número de páginas: 48
Editora Moderna

Sinopse: Este nosso soldadinho, mesmo de uma perna só, era muito elegante, não inspirava o menor dó. Bem no meio dos brinquedos, encontrou a sua sina: uma doce namorada, encantadora bailarina!



2- Contos encantados de Hans Christian Andersen
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Ilustradora: Lúcia Brandão
Número de páginas: 44
Editora: Cortez


Sinopse: A obra traz alguns contos clássicos de Andersen como “O patinho feio”, “O soldadinho de chumbo”, “A pequena Sereia” entre outros recontados sob o olhar sensível de Luiz Antonio Aguiar. Histórias que encantam as crianças há séculos, como tesouros que o leitor poderá conhecer mais e guardar com carinho para sempre.


3- O soldadinho de chumbo e outras histórias
Autor: Walcyr Carrasco
Ilustradora: Suppa
Número de páginas: 63
Editora: Editora Manole

Alguns escritores especiais deixam para a humanidade, além de uma obra literária importante, uma bela lição de vida. Este é o caso Christian Andersen. Se ele tivesse desanimado diante das dificuldades, não teria feito o que fez, nem chegado aonde chegou, e as crianças de todo o mundo não teriam tido a oportunidade de conhecer os mais belos e emocionantes contos infantis.



4- João trapalhão- O soldadinho de chumbo 
Autores: Mary França e Eliardo França
Número de páginas: 24
Editora: Ática



Sinopse: João Trapalhão: A princesa queria se casar e tinha como pretendentes três irmãos. Escolheria aquele que melhor uso fizesse da palavra. O soldadinho de chumbo: O soldadinho de chumbo tinha um defeito de nascença, ou melhor, de fábrica: ele tinha apenas uma perna.



5- O Soldadinho de Chumbo
Autora: Ana Oom
Número de páginas:32
Editora: FTD


Sinopse: Um soldadinho de chumbo valente e destemido passa por diversos obstáculos e perigos até que acaba voltando para a casa de onde saiu e reencontra sua doce e amada bailarina. Venha ler essa linda história!





6- O Soldadinho de Chumbo
Autor:Hans Christian Andersen
Ilustrador: Ruth Imhoff
Tradutor: Antonio Carlos Vilela
Número de páginas: 32
Editora: Melhoramentos

Sinopse: Esta comovente história mostra como o verdadeiro amor e a determinação triunfam em qualquer circunstância. A coragem e o senso de dever do soldadinho de chumbo caminham lado a lado com o seu amor pela bailarina de papel, mesmo em meio a tantas dificuldades.


7- O Perseverante Soldadinho de Chumbo


Autor: Hans Christian Andersen
Ilustrador:Jandira Lorenz
Tradutor:Tabajaras Ruas

Sinopse: O Perseverante Soldadinho de Chumbo foi publicado por primeira vez em 1838 e marcou a carreira de Hans Christian Andersen por ser sua primeira obra não baseada em contos do folclore local. Perseverante como ele, a tripulação da Barca dos Livros trabalha com afinco para levar o amor pela leitura a todas as partes.