sexta-feira, 22 de maio de 2020

Benefícios do jogo de memória para a criança


O jogo da memória colabora para que as crianças exercitem a atenção e concentração, além de contribuir para o processo de aprendizado como um todo. 



Não há como negar o fato de que uma boa memória pode ajudar uma pessoa a se destacar em diferentes esferas da vida. É importante que você adulto saiba como estimular essa habilidade na criança desde a tenra idade. Utilizar jogos e brincadeiras é uma das formas de exercitar a memória.








A importância da memória

Durante a primeira infância, fase que compreende dos zero aos seis anos, a criança desenvolve a maior parte de seu cérebro e funções cognitivas.

O desenvolvimento cognitivo compreende o processamento de informações com a finalidade de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, levando a criança a pensar e avaliar como cumprir uma tarefa ou uma atividade social. Jean Piaget, cuja teoria do desenvolvimento cognitivo é bastante estudada, acredita que “as crianças assumem um papel ativo no processo de aprendizagem”.  Os genes fornecem um modelo para o cérebro, mas o ambiente  e as experiências vividas pela criança são um diferencial nesse processo de desenvolvimento.

Pensando nisso, ao estimularmos algumas funções cognitivas da criança  estaremos colaborando para que exercitem habilidades e funções que precisarão em outras fases da vida.

Estudos revelam que o aumento da capacidade de memória também melhora outras capacidades como a autoconsciência, as habilidades de comunicação, as habilidades sociais e a autoconfiança. Desenvolver a concentração também ajuda na aprendizagem futura.

Benefícios associados aos jogos de memória

No mundo de hoje, em que nos estamos nos conectando a várias plataformas, fazendo muitas tarefas ao mesmo tempo, é fundamental que tenhamos maneiras de compartilhar, aprender, estimular e crescer, e isso pode ser alcançado por meio de jogos de memória educacionalmente consistentes.

Vantagens dos jogo educativo de memória para crianças:


  • Desenvolve a concentração
  • Exercita para o cérebro
  • Melhora a atenção
  • Habilidades cognitivas aprimoradas
  • Habilidades de pensamento mais rápidas
  • Foco (atenção) aprimorado
  • Funções cerebrais aprimoradas
  • Treinamento para memória visual
  • Pode evitar problemas relacionados à memória


Listamos aqui alguns exemplos de Jogos de Aprendizagem de Memória para Crianças

Identifique o objeto ausente
Você pode facilmente jogar este jogo com objetos da casa. Coloque-os em frente a criança e peça-lhe para nomear os objetos. Feito isso, peça para ela fechar os olhos. Oculte um dos objetos do grupo. Peça que ele abra os olhos e pergunte qual o objeto que está faltando. Lembre-se de que dependendo da criança ela pode levar algum tempo para se familiarizar com o jogo. 

Correspondência a partir da Memória
Você pode distribuir os cartões de memória e coloque três pares de cartas virados para baixo em uma mesa. Peça a criança para virar o primeiro cartão e falar o que ela vê. Depois, peça para ela virar o próximo cartão. Se o cartão é idêntico ao primeiro, ele pode ficar com os dois e marca um ponto. No entanto, se a carta for diferente, ele precisará colocar as duas cartas de volta, com a face virada para baixo. Incentive-o a continuar até que ela forme todos os pares.

Falar enquanto Anda
Durante um passeio pelo no bairro, indique as casas de seus amigos e diga quem mora onde. Ela pode levar alguns dias para se familiarizar com o jogo. Quando ela compreender a proposta do jogo, aponte uma casa aleatoriamente e pergunte a ela de quem é, quem mora lá. Esta é um para melhorar a memória de trabalho em crianças.

Classificando
Jogos de classificação também podem ajudar a aumentar a memória e a concentração de uma criança. Obtenha alguns cartões de memória semelhantes, mas com pequenas variações. Certifique-se de que cada cartão tenha um par idêntico. Entregue-os para a criança e peça que ela os organize nos pares corretos. Você também pode usar bolas ou tigelas idênticas em três cores diferentes e fazer com que ele as organize em pilhas apropriadas.



Algumas ideias para desenvolver com a criança o próprio jogo da memória.:

Memória com tinta lousa


Com papelão, tinta lousa e giz branco. Simples assim!

Convide as crianças para desenharem pares de figuras iguais. O papelão pode ser cortado em tamanho maior para crianças menores.















Memória Alfabeto

Jogo da memória que usa pratos de isopor com as letras desenhadas.

frugalfun4boys.com

















Jogo da Memória com pares de figuras


Memória de animais
Materiais: Cartolina (ou papel cartão); Canetinha; Cola; Mini Adesivos ou figuras para colagem;Tesouras.

Essa atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias.
Estabeleça a quantidade de peças o jogo e distribua entre as crianças a tarefa de  fabricar dois pares iguais de cada figura.  













Memória por correspondência de formas




















Memória por correspondência números e quantidades
















Memória usando com adesivos usando tampinhas