quarta-feira, 25 de março de 2020

Para ver, ler e pesquisar sobre a infância — Dicas # 18


Por Christiane Angelotti

Nossa seção Dicas #18 é especial para um momento do mundo em que vivemos tempos de confinamento por causa da pandemia do coronavírus, causador da COVID-19.

É extremamente importante para a nossa saúde mental que não nos sintamos sozinhos, que possamos nos inspirar, sonhar e assim nos fortalecermos. As crianças conseguem isso através da brincadeira. O brincar cura muita coisa.

Nestes tempos de confinamento em que as crianças estão longe da escola e do convívio social com outras crianças e adultos é bom termos alguns recursos extras, pois nem sempre  a criança  tem com quem brincar, pode ficar entediada e os adultos ao redor, na maioria das vezes, tem de trabalhar. 

Sabemos que não é bom para o desenvolvimento da criança que ela fique somente em frente às telas, seja de computador, TV, celulares. Porém, é possível dosarmos essa oferta às crianças e enriquecermos o acesso procurando recursos de qualidade. Há programas no Youtube, jogos, aplicativos de alta qualidade disponíveis por aí, então que tal aproveitar os bons conteúdos disponibilizados nas telinhas?

Fizemos uma lista. Confira!


Contando histórias como Sherazade


Sherazade é a lendária rainha persa e narradora do livro de contos ‘As Mil e Uma Noites’. Inspirados nela montamos nossa dica de contadores de histórias que disponibilizam em seus canais contação de histórias para todos os gostos.

Durante o período de quarentena estes profissionais organizam lives pelo Instagram com maior frequência. Você pode conferir alguns deles também em seus respectivos canais no Youtube e divertir-se junto com os pequenos.

A narração de histórias é uma ótima forma de entreter as crianças, e não só elas, convidar para a leitura de um livro e estimular a imaginação. A tradição de narrar histórias através da oralidade é muito antiga, surgiu antes mesmo de o homem registrar as histórias em livros, e continua ultrapassando o tempo se adaptando às transformações sociais.  Ótimos contadores de histórias têm feito das novas plataformas suas aliadas.

Vamos às sugestões?


Fafá conta histórias


Flávia Scherner, a Fafá, é atriz e contadora de histórias.  Seu canal do Youtube é um encanto! Impossível adultos e crianças não pararem o que estão fazendo para assistir.
Além das histórias, Fafá compartilha dicas de livros.
Você pode acompanhar a Fafá:
No Instagram: @fafaconta – Lives: 10h30 (2ª, 4ª e 6ª feira) 16h30 (terça e quinta).
No site http://fafaconta.com.br/ é possível encontrar também as dicas de livros que a Fafá conta no canal.



Cristiano Gouveia- Um canto que conta


Cristiano é músico, compositor, escritor e contador de histórias. Desenvolve pesquisa dedicada à música inserida na linguagem narrativa. Desde 2007 pesquisa e compõe histórias cantadas.

Instagram: @umcantoqueconta (Livres de segunda à sábado ​às 17h)





Varal de Histórias
Maravilhoso canal conduzido pela Juçara Batichoti. Todo sábado às 11h ela conta uma história nova e nas quartas-feiras às 19h compartilha a confecção dos recursos de contação que uso nos vídeos.
Livre todo sábado às 11h





Quintal da Cultura

Divertido e educativo, o programa acompanha quatro crianças – os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia –, que brincam e se divertem aprendendo coisas novas ao lado de um jabuti chamado Quelônio e da minhoca Minhoquias.

Instagram: @instadoquintal


  
Marina Bastos

Marina apresenta diariamente às 12h30 lives de contação de histórias.
Instagram: @marinabastoshistorias









Mãe que Lê

Através do projeto ‘Mãe que Lê’, a escritora Emília Nuñez dá dicas de livros infantis, maternidade e educação para famílias leitoras.
Instagram:@maequele (Live diariamente às 11h00).










Carol Levy

É cantora e contadora de histórias.
Instagram:@carollevy
Facebook: https://www.facebook.com/carollevyfanpage (live diariamente às 11h30)












Camila Genaro


Instagram: @camila.genaro (Live diariamente às 15h00)












Mariane Bigio

Mariane Bigio é uma entusiasta da palavra. É escritora, Contadora de Histórias, Cantora e Radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores.
Nós acompanhamos seu trabalho há bastante tempo, pois é uma escritora e cordelista maravilhosa.
Instagram: @marianebigio (Live diariamente às 18h)









Cordel Animado


Dose dupla de Mariane Bigio. O Cordel Animado é um projeto que Mariane divide com sua irmã, a multi-instrumentista Milla Bigio. Desde 2012 a dupla se apresenta num espetáculo infantil que mistura cordel, música e sonoplastia, utilizando teatro de bonecos, mamulengo, fantoches e outros recursos cênicos. Já indicamos ele na nossa seção Dicas #8 
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCGr9TFCIdQLdRPtoL7bqt8g


O Tapete Voador

O grupo O Tapete Voador, desde 2012, espalha a magia da contação de histórias por todo canto do Brasil. O grupo é atualmente formado pela carioca Mila Puntel (atriz, cantora e contadora) e pela pernambucana Bruna Peixoto (musicista).

Instagram: @tapetevoadorhistorias
Site: https://www.otapetevoador.com.br/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBmhhcJ_S1-aY7vgwf-rlBg