quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Para ver, ler e pesquisar sobre a infância — Dicas # 14

Experiências inovadoras em educação

O InnoveEdu é uma lista de 96 experiências espalhadas pelo mundo que traduzem cinco importantes tendências capazes de tornar o aprendizado significativo e conectado com as demandas do século 21. Seu objetivo é servir como fonte de referência para que educadores, formuladores de políticas públicas e empreendedores ao redor do mundo se orientem para implementar práticas criativas na rotina de seus próprios ambientes educacionais.


Animação se propõe a ensinar sinais de LIBRAS
Foto: Reprodução / Youtube /

Segundo o Ministério da Saúde a surdez atinge quase dez milhões de pessoas no Brasil. A indústria cultural infantil ainda não oferece alternativas para esse público. Pensando nisso, Paulo Henrique dos Santos, profissional da área de animação, decidiu criar um desenho inteiramente em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Em cada episódio a animação se propõe a ensinar cinco sinais de LIBRAS. 

O conteúdo é voltado para crianças de três a seis anos e tem o objetivo de educar e mostrar que as crianças surdas têm as mesmas necessidades das ouvintes.

O episódio piloto foi lançado no YouTube:

Conteúdo do Ciclo de Debates em Gestão Educacional
é disponibilizado em revista e vídeos

As palestras e conteúdos do “Ciclo de Debates em Gestão Educacional: A formação de professores no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, realizado em maio de 2018 na cidade de São Paulo, estão sistematizados em uma revista digital. O material é gratuito e pode ser acessado aqui.

O tema central do evento, realizado pelo Itaú Social em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foi a formação inicial e continuada de professores sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, homologada em dezembro de 2017. Para isso, especialistas nacionais e internacionais debateram iniciativas que já estão em andamento e experiências que podem inspirar a implementação da BNCC no Brasil.

Disponíveis no canal do do Itaú Social no YouTube, todas as palestras e debates possuem tradução em libras:

A formação de professores no contexto da implementação de políticas públicas:
A formação de professores no Brasil hoje e as mudanças que a BNCC favorece:
A escola como espaço privilegiado para a formação continuada de professores:
Debate com moderação de Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social:
Políticas de formação continuada à luz da implementação da BNCC:
Educação integral e as Competências Gerais como norteadoras da (re)elaboração de currículos:
No que a experiência internacional pode inspirar a formação de professores no Brasil:
Debate com moderação de Emilio Munaro, do Instituto Ayrton Senna: