domingo, 18 de março de 2018

Para ver, ler e pesquisar sobre a infância — Dicas # 13

Nesta edição só dicas de downloads de matérias educativas. Vale conferir!

Guia para contação de histórias

Créditos: Fundação Abrinq
As histórias podem nos transportar para mundos onde tudo é possível, e, por meio delas, temos acesso a uma fonte inesgotável de conhecimento. Para motivar e auxiliar nos momentos de contação de histórias, a Fundação Abrinq (https://www.fadc.org.br/node/297) lançou o eBook “Viaje sem sair de casa — Guia para contação de histórias”.

Você pode baixá-lo gratuitamente acessando o link:
GUIA PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS




Projeto Guri disponibiliza livros didáticos para download

Educadores podem acessar e baixar gratuitamente os livros didáticos produzidos pelo Projeto Guri, programa mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que promove educação musical para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos.

O material reúne conteúdos abordados no ensino de música nos polos da instituição, incluindo sugestões de atividades e repertório, dicas e curiosidades musicais. É possível acessar tanto a coleção para educadores quanto a voltada aos alunos.

O material está disponível no site: http://www.projetoguri.org.br/livros-didaticos/

Revista Parques Sonoros Musicais

“A música como linguagem precisa ser explorada nas Unidades de Educação Infantil a fim de proporcionar aos bebês e crianças a expressão do seu imaginário e o prazer de descobrir e inventar novos sons. Essas experiências possibilitam que as crianças explorem e vivenciem situações de um processo criativo musical por meio da exploração dos sons do ambiente, pesquisando, criando, imaginando, individualmente ou em grupos, sons e objetos sonoros construídos com diferentes materiais do cotidiano e reciclados.”

A partir das experiências de implantação dos Parques Sonoros Musicais, dos estudos e da formação dos professores da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lançou uma revista eletrônica que traz concepções e propostas de como trabalhar a percepção sonora no cotidiano da educação infantil.

Download disponível em: http://bit.ly/2eIrTey