segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Educação infantil em foco — #1

Por Lauri Cericato
Educador, consultor, palestrante e diretor editorial

Hoje sabe-se que a escola infantil não é apenas um lugar onde se deixa os filhos enquanto se vai para o trabalho, mas, sim, um espaço educador decisivo — com a família envolvida para que a criança tire o máximo proveito dele.

A participação da família nessa fase tem características próprias, que diferem daquelas exigidas nos demais anos da educação básica. É uma das etapas mais difíceis de escolarização. Quem tem filho sabe o quão difícil é fazer esse processo de socialização. Medo, angústia, incertezas...

Pensando nisso, reuni dicas, que serão publicadas semanalmente no site Para Educar.


1. Facilite a adaptação da criança. Mostre entusiasmo e segurança ao deixar seu filho na escola. Ressalte que ele irá encontrar outras crianças com as quais poderá brincar.

2. Explique, com tranquilidade, que ele passará o dia na escola e diga quem irá buscá-lo no fim do período.

3. Controle a ansiedade. É natural sentir angústia. Não diga que sentirá saudades, nem chore na porta da escola. Esforce-se para transmitir segurança a seu filho. Não saia escondido ou sem se despedir, nem minta dizendo que você volta logo.

4. Estimule o aprendizado. Entenda como a escola estimula seu filho e o que esperar em cada fase de seu desenvolvimento. Acompanhe cada etapa de perto.

5. Reconheça e valorize cada conquista de autonomia de seu filho. Nunca o reprima ou castigue em caso de falha ou regressão.


Semana que vem tem mais.


Se tiver dúvidas, mande suas perguntas para paraeducar.contato@gmail.com.

Lauri Cericato
Pai, educador, editor, consultor e palestrante na área de Educação.
Filósofo, Historiador e Pedagogo.