segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Para ver, ler e pesquisar sobre a infância — Dicas # 11

Daisy Chain, o vídeo antibullying que está a conquistando o mundo

Daisy Chain nasceu como uma história de ninar e em três anos tornou-se um dos livros interativos de maior sucesso na Austrália. Logo virou um curta metragem com narração da atriz Kate Winslet e que continua a conquistar o público.

O australiano Galvin Scott Davis começou a observar um comportamento diferente em seu filho, Benjamin. Ao chegar da escola, o menino ficava mais calado, triste e não tinha a mesma motivação que antes.

Foi então que Davis, conversando com o seu filho, descobriu que ele estava sofrendo bullying na escola. Para reconfortar o filho, Davis decidiu contar-lhe uma história que abordasse o tema. Procurou em sua biblioteca particular e não encontrou nenhuma história apropriada para aquele momento. Assim, decidiu inventar ele mesmo uma história. 

Dessa forma, nasceu a ideia para Daisy Chain, um conto sobre uma menina chamada Bree Buttercup, que é perseguida por outras crianças quando tiram uma fotografia dela e a colocam em todas as árvores do parque. É o próprio Benjamin quem ajuda Bree a combatê-los usando uma corrente de margaridas, a sua flor favorita.

Em três anos, a história deixou a casa dos Davis para se tornar um dos livros interativos com o maior número de downloads na Austrália. Em seguida, foi feito uma curta-metragem com a narração da atriz Kate Winslet, que está sendo bastante utilizado por grupos antibullying na Austrália, nos Estados Unidos e no Reino Unido para a conscientização das crianças nas escolas.

Não existe bullying pequeno. Bullying é uma violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia. Portanto devemos sempre ficar atentos ao comportamento das crianças e jovens que nos cercam e em suas conversas.

Confira o curta Daisy Chain



O Instituto Mara Gabrilli (http://img.org.br/) é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.  No site da instituição há uma seção de guias e publicações com rico material para ajudar nas práticas cotidianas. Lá é possível fazer o download gratuito do Manual de Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos com o passo-a-passo para adaptar brinquedos e brincadeiras e estimular pessoas de todas as idades a desenvolverem suas capacidades, por meio do brincar. Vale a pena conferir!


Formação de leitores

Programa realizado pela TV Paulo Freire, em 2006, aborda a temática da formação de leitores, tendo como convidada a professora Marta Morais da Costa, doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP).