terça-feira, 24 de outubro de 2017

Como fazer um teatro de sombras

Fazer bonecos e formas usando as sombras das mãos é um passatempo desde os tempos primórdios, quando os homens se sentavam ao redor da fogueira. 

Não é difícil fazer em casa um pequeno teatro de sombras usando bonecos de papelão. Apague as luzes, reúna a família e convide as crianças para trabalharem juntas no projeto que renderá apresentações divertidas.



Fazer um teatro de fantoches das sombras é uma atividade de baixo custo para a família que construirá memórias. Também pode ser usado para narrar algo lido em casa ou para uma apresentação de um livro.

Material necessário:

Uma caixa de papelão (uma caixa de cereal funciona muito bem)
Tesouras
Fita crepe
Papel branco fino ou papel de seda
Palitos de artesanato ou espetos de churrasco
Uma lâmpada de mesa funciona bem como fonte de luz.


Abrir a caixa e tire as abas que sobraram. Pode usá-las no final para enfeitar o teatro. Encapar a frente da caixa com o papel de seda, essa será a tela do teatro. Prender com fita crepe. Depois desenhar detalhes com a caneta hidrográfica.


Para fazer os personagens


Desenhar as formas no papel preto usando um lápis. Recortar a silhueta dos personagens. Pegar o palito de churrasco e colar com um pingo de cola quente na figura recortada. Usar silhuetas fáceis de serem identificadas. Elas deverão ser cortadas bem rentes.

Para brincar, a criança deverá ficar posicionada atrás da caixa, com uma lanterna ligada contra a tela, projetando as formas no papel de seda.