domingo, 23 de abril de 2017

Para ver, ler e pesquisar sobre a infância — Dicas # 8

Cordel Animado!  Um canal sobre cordel para crianças

Cordel Animado! é um projeto de duas irmãs, a poeta Mariane Bigio e a musicista Milla Bigio. O projeto mistura contação de cordéis infantis com música e sonoplastia. Os textos são de autoria da poeta e cordelista Mariane Bigio e trabalham temas educativos e divertidos, buscando promover a valorização da Literatura de Cordel e o apreço pela leitura, sempre mesclando a diversão ao aprendizado. Vale a pena conferir!

Vem ai, a Semana Mundial do Brincar 2017

Entre os dias 21 e 28 de maio acontecerá a Semana Mundial do Brincar (SMB). Este ano o tema escolhido para a SMB é O Brincar que Encanta o Tempo, propondo algumas reflexões sobre a correria diária que recai sobre a criança prejudicando seu desenvolvimento.

A proposta da semana do brincar é mobilizar as famílias e educadores para a importância da brincadeira na vida e no desenvolvimento da criança. São manhãs e tardes de brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e debates, sempre com o tema do brincar.

Mais informações no site da Aliança pela Infância.


Vídeo sobre a importância dos espaços lúdicos para o desenvolvimento infantil

Espaços lúdicos que favorecem a brincadeira são essenciais para o bom desenvolvimento da criança. Dentro e fora de casa. Entenda como fazer e espalhe este conhecimento para que a nossa sociedade se sensibilize mais sobre a importância desta prática e o impacto que ela tem nos futuros adultos.


Criança e Natureza lança uma série de vídeos sobre a importância da convivência criança e natureza

São vídeos curtos que abordam a importância de crescer e brincar em meio à natureza para o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e humano de toda criança. No intuito de fomentar as práticas, pesquisas e conversas sobre este tema, o Criança e Natureza lançou uma série de vídeos inspiradores com depoimentos de especialistas sobre a convivência da criança com a natureza, tema cada vez mais levado em conta pela família, educadores e outros espaços de socialização que se preocupam com os pequenos.

A criança que se sente capaz, com Fabio Ramio



A natureza e as culturas tradicionais, com Léa Tiriba



Benefícios de uma infância rica em Natureza



Desemparedar as crianças na escola