terça-feira, 26 de março de 2019

Respeitável público, com vocês um pouco do circo em livros!

Livros que abordam a temática do circo

Por Christiane Angelotti

O circo é um mundo tão cheio de alegria, sonhos e magia que muitos autores e ilustradores se inspiraram nesse ambiente para escreverem belas histórias.

Selecionamos algumas dicas de livros que têm como tema o circo. Os livros que abordam esse tema costumam falar do universo circense, das relações familiares, das características do trabalho e da vida em comunidade, além de seu estilo de vida itinerante.

Vamos às leituras?





Amélia queria fugir com o circo
Autor: Blandina Franco 
Ilustração: José Carlos Lollo
Editora: DCL

A pequena pulga Amélia sonhava em fugir com o circo, viver as mais belas aventuras, fazer parte da trupe, se apresentar dando fantásticos saltos mortais. Porém o circo nunca passou nem perto de onde ela morava. O que fazer com esse sonho? Amélia encontrou uma bela alternativa.




O circo
Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Caó Cruz Alves
Editora: Paulus

Um poema anuncia a chegada do circo na cidade. Os demais poemas detalham a montagem do circo e o papel de cada profissional da trupe. O show vai começar!






Fantasia
Autora Mary França
Ilustrador: Eliardo França
Editora: Ática

O sapo, o galo, o bode, o pato e o gato encontram, cada um, um pedaço da fantasia de palhaço. Mas quem fará o espetáculo? Livro divertido com textos curtos. Ideal para crianças pequenas.




Palhaçaria
Autor: Wagner Costa
Ilustrador: Al Stefano
Editora: Moderna

Na sala de aula, as crianças aguardam impacientes a chegada do palhaço, quando são surpreendidas pela entrada irreverente do palhaço Aleluia disfarçado. Com a ajuda de seu ajudante Fanfão Assombração Nariz de Bolão os palhaços abrem a mala da palhaçaria e começam a contagiar as crianças com muita alegria. Rimas, jogos de palavras, brincadeiras e muitas risadas. 


O grande circo do mundo
Autor: Marta de Senna
Ilustrador: Daniel Bueno
Editora: Companhia das Letras

O grande circo do mundo é uma peça de teatro, escrita em versos, sobre o circo e seus personagens, como o Palhaço, o Domador, o Trapezista, entre muitos outros. Eles mesmos se apresentam, e falam não só de sua arte como também de seus sentimentos e conflitos – e assim nos fazem pensar em nós mesmos, com nossas personalidades complexas.


O circo

Autora:  Vera Lúcia Dias

Ilustradores: Sami e Bill

Editora: Cortez
O circo para quem conhece desperta sonhos. Quem não sonhou em ser mágico? E quem não ficou encantado com a delicadeza da bailarina, a destreza do trapezista? Que alegria poder gargalhar com a graça ingênua do palhaço? O circo faz parte das mais belas histórias de infância de todas as épocas, e vira brincadeira gostosa, com um final para inspirar toda a família!


O circo do amanhã

Autoras: Heloisa Prieto e Lilia Moritz Schwarcz 
Ilustradora: Thereza Rowe
Editora: Companhia das Letrinhas


Alice e Maria Isabel são melhores amigas, elas estudam juntas e moram no mesmo prédio. Porém, quando Maria Isabel pega uma faringite e precisa ficar em casa de repouso, coisas estranhas começam a acontecer na escola, na mesma época em que chega o novo  e misterioso inspetor. Sua melhor amiga Alice não pode deixar de contar a ela os fatos curiosos que andam acontecendo e, então, as duas passam a trocar cartas, receitas, poemas e parlendas para tentar desvendar as esquisitices que acontecem na escola.
O livro ressalta como a escrita pode ser divertida.




O circo da Lua
Autora e ilustradora: Eva Furnari
Editora: Moderna

Babete é uma jovem muito intrigante. Um tanto atrapalhada, usa vestidos coloridos, coleciona chapéus malucos e calça sapatos descombinados pelo simples fato de ser divertido. Numa tarde fria e chuvosa, apareceu em sua janela um pequeno elefante azul chamado Nicolau. Ele tinha lágrimas nos olhos, estava perdido. Ela ficou comovida e fez de tudo para ajudá-lo. Descubra como foi que isso mudou para sempre a vida dos dois, inclusive da própria Babete.



Seu Tatá Vai ao Circo

Autora: Fernanda Lopes de Almeida 
Ilustrador: Luiz Maia
Editora Ática
Seu Tatá, personagem de outros livros da autora, é um professor aposentado de história natural. Ele é distraído e confuso. No dia do aniversário de seu neto caçula,Tutuca, ele sai de casa com o propósito de comprar um brinquedo para o menino. Mas se mete em cada confusão... E para piorar Seu Tatá vai a pé para a festa do netinho, que pula de alegria ao ver o que imagina ser o presente trazido pelo avô: um elefante de verdade, sem saber que  o avô confundira sua tromba com o cabo de um guarda-chuva. 



O Circo 
Autores: Ivan e Marcelo.
Editora Nova Fronteira
O circo é um lugar encantador, mágico. Partindo dessa premissa os artistas gráficos Ivan e Marcelo criaram um livro de imagens com o que há de mais belo no circo.