domingo, 26 de março de 2017

Respeitável público, com vocês um pouco do circo em livros!

Livros que abordam a temática do circo

Por Christiane Angelotti

O circo é um mundo tão cheio de alegria, sonhos e magia que muitos autores e ilustradores se inspiraram nesse ambiente para escreverem belas histórias.

Selecionamos algumas dicas de livros que têm como tema o circo. Os livros que abordam esse tema costumam falar do universo circense, das relações familiares, das características do trabalho e da vida em comunidade, além de seu estilo de vida itinerante.

Vamos às leituras?




Amélia queria fugir com o circo

Autor: Blandina Franco 
Ilustração: José Carlos Lollo
Editora: DCL

A pequena pulga Amélia sonhava em fugir com o circo, viver as mais belas aventuras, fazer parte da trupe, se apresentar dando fantásticos saltos mortais. Porém o circo nunca passou nem perto de onde ela morava. O que fazer com esse sonho? Amélia encontrou uma bela alternativa.



O circo

Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Caó Cruz Alves
Editora: Paulus

Um poema anuncia a chegada do circo na cidade. Os demais poemas detalham a montagem do circo e o papel de cada profissional da trupe. O show vai começar!



Fantasia

Autora Mary França
Ilustrador: Eliardo França
Editora: Ática

O sapo, o galo, o bode, o pato e o gato encontram, cada um, um pedaço da fantasia de palhaço. Mas quem fará o espetáculo? Livro divertido com textos curtos. Ideal para crianças pequenas.




Palhaçaria

Autor: Wagner Costa
Ilustrador: Al Stefano
Editora: Moderna

Na sala de aula, as crianças aguardam impacientes a chegada do palhaço, quando são surpreendidas pela entrada irreverente do palhaço Aleluia disfarçado. Com a ajuda de seu ajudante Fanfão Assombração Nariz de Bolão os palhaços abrem a mala da palhaçaria e começam a contagiar as crianças com muita alegria. Rimas, jogos de palavras, brincadeiras e muitas risadas. 





O grande circo do mundo

Autor: Marta de Senna
Ilustrador: Daniel Bueno
Editora: Companhia das Letras

O grande circo do mundo é uma peça de teatro, escrita em versos, sobre o circo e seus personagens, como o Palhaço, o Domador, o Trapezista, entre muitos outros. Eles mesmos se apresentam, e falam não só de sua arte como também de seus sentimentos e conflitos – e assim nos fazem pensar em nós mesmos, com nossas personalidades complexas.