Por Christiane Angelotti
As férias estão chegando ao fim e a rotina escolar entrando novamente na vida das crianças. Diante do novo ou do desconhecido, seja uma nova escola ou uma simples mudança de turma, é bastante comum que pais e crianças fiquem ansiosos.
Para muitas crianças a volta às aulas é um motivo de alegria e empolgação, pois irão rever os amigos, fazer novas amizades, estrear material novo, novas matérias e muitas outras novidades à vista. Porém, para outras as mudanças na rotina e as novidades geram apreensão e ansiedade maior do que o habitual. Em casos assim, muitas vezes a criança não consegue expressar seu sofrimento em palavras e por essa razão os especialistas costumam aconselhar os pais para que fiquem atentos aos sinais exacerbados de ansiedade.
Sinais de ansiedade

Dividir com a criança os preparativos de volta às aulas é uma opção para que elas participem da organização dos materiais, como etiquetá-los e organizá-los na mochila, e uma oportunidade para conversar e dividir suas expectativas e dúvidas. Transmitir tranquilidade com relação ao ano letivo e passar a noção de que a escola é um ótimo ambiente, ressaltar os pontos positivos, as coisas novas que ela irá aprender, ajuda a criança a desenvolver a segurança. A volta às aulas também não deve ser o único assunto da família. Deve ser vivida como algo natural e esperado.
Na semana anterior ao recomeço das aulas é importante que as crianças retomem uma rotina mais próxima da que vivem durante o ano letivo, procurando dormir mais cedo, acordar mais cedo e se alimentarem em horários adequados para que assim possam se adaptar mais facilmente aos horários.
A escola nova
Quando possível, encontrar alguns amigos antes da volta às aulas ajuda a dividir as expectativas e favorece o processo de readaptação. É um momento também em que as crianças compartilham suas experiências durante as férias.
Se for o primeiro ano da criança na escola o processo de adaptação exige mais cuidados por parte dos pais. Conversar com a criança sobre o que ela fará na escola, como é o dia a dia nela e levá-la antes para conhecer a sua estrutura ajuda no processo de adaptação. Em alguns casos, é possível que a criança venha a conhecer o seu professor durante a visita escolar. Contudo, manter contato com os colegas da escola antiga ajuda a enfrentar a mudança.
Pais presentes
Tirar um tempo para ajudar as crianças na lição de casa auxilia no processo de adaptação na escola e fortalece o vínculo pais-filhos, pois a criança se sente prestigiada e cuidada. Esse é um momento de compartilhar o estudo e não de cobrança do aprendizado da criança por parte dos pais. E não precisa ser mais do que 30 minutos por dia.
Para facilitar ainda mais a relação da criança com a escola, jamais use a escola como lugar de punição e não utilize recompensas para que a criança vá à escola ou estude. Ir à escola e estudar é dever da criança, ela deve entender que faz parte da sua educação e não é algo que ela possa escolher não fazer.