quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Dicas para montar cantinhos de leitura para as crianças

Por Christiane Angelotti

A leitura é um dos maiores estímulos que podemos proporcionar às crianças para desenvolver a imaginação, o senso crítico, a empatia, a criatividade, entre tantas outras aptidões, além de ser fonte de conhecimento e cultura. Ler é uma atividade prazerosa, que trabalha as emoções e nos faz sonhar. Além de buscarmos oferecer livros de qualidade para as crianças, devemos pensar também em como disponibilizá-los no dia a dia e de que forma guardá-los para que não fiquem esquecidos.

Algumas dicas de como montar a biblioteca das crianças:

1) Ter um espaço físico para ser o local dos livros. Isso facilita na hora da busca e mantém a organização. Pode ser um cantinho no quarto, na sala, um quarto de brincadeiras. Não é o tamanho do espaço que importa, mas ter um local destinado aos livros.

2) Deixar os livros em local de fácil acesso para as crianças.  Uma vez definido o espaço físico destinado aos livros, definir como eles serão disponibilizados. Em prateleiras, caixotes, estantes, nichos, cestos... São inúmeras as opções e elas dependerão também do espaço disponível. O importante é mantê-los ao alcance das crianças, para que elas possam manuseá-los sozinhas. Ao fazermos isso, estaremos proporcionando à criança que ela possa escolher, guardar, folhear seu livro quando desejar. Prateleiras ou estantes mais altas podem guardar aqueles livros lidos pelas crianças maiores ou em momentos de leitura compartilhada com os adultos.

3) Iluminação. O espaço destinado aos livros deve ser claro para facilitar a visualização e a leitura. Janelas, luminárias, lâmpadas. Você pode usar o que for mais adequado ao seu espaço. Lembre-se de proteger tomadas no caso de crianças pequenas.

4) Decoração. O cantinho/espaço de leitura não precisa ser o único local no qual a criança possa ler. Até porque a leitura não precisa ser associada a um espaço físico. Lemos em todos os lugares. O objetivo principal é que ele seja o local de pegar e guardar os livros. Nada impede tornar o espaço agradável para que ele possa ser escolhido como um dos locais para leitura. Você pode espalhar almofadas, pufes, colchonetes e poltronas. Decorar o local com enfeites como adesivos e brinquedos que remetam às histórias fica a critério de cada um. A atração principal de um cantinho da leitura são os próprios livros, mas deixá-lo visualmente bonito é um atrativo a mais.

5) Procure sempre envolver as crianças na organização do local, na separação de livros para doação (aqueles que elas não lêem mais porque cansaram ou perderam o interesse). 

6) A forma como os livros serão organizados, seja por tamanho, cor da capa, livros preferidos, tudo isso pode ser uma decisão conjunta com as crianças.

7) Combinar com as crianças de sempre que for ler, guardar depois os livros, chamá-las para ajudar a organizar o local sempre que for preciso, e  envolvê-las no cuidado com os livros.

8) Se possível, montar o cantinho da leitura em um local tranquilo da casa, mais silencioso, para que a criança possa se concentrar melhor. 

Seguindo essas dicas agora é só escolher com carinho os livros que farão parte desse acervo e ler com as crianças!



Algumas ideias de cantinhos de leitura

Nichos/prateleiras e colchonetes
Caixa de madeira (estilo gavetão)

Pequenas estantes na altura da criança

Espaço feito com nichos e tapetes em um cantinho da sala de estar

Em caixotes de madeira