sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

7 cuidados fundamentais com as crianças durante o verão

Por Christiane Angelotti

O verão chegou oficialmente no dia 22 de dezembro. O sol, o calor e as férias escolares são um convite à diversão. Mas também indicam que é hora de redobrarmos os cuidados com as crianças. 

1) Manter as crianças hidratadas. No verão o sol e o calor fazem com que nos desidratemos com facilidade, e como as crianças têm uma porcentagem maior de água no corpo, ficam mais sensíveis a qualquer oscilação. Beber muito líquido, de preferência água e sucos de frutas, ajuda a manter o corpo hidratado. Em caso de desidratação, que é a perda de água por vômito, diarréia, ou por pouca ingestão de água, a criança deverá ser levada imediatamente ao hospital.

2) Roupas leves. Vestir as crianças com roupas leves, com tecidos que favoreçam a absorção do suor, também ajuda a manter a temperatura do corpo estável. Quanto mais claras forem as roupas mais ajudam a refletir a luz do sol e assim tornam-se mais frescas.

3) Alimentação leve. Durante o verão os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, especialmente quando comemos fora de casa. Com o calor as comidas estragam com facilidade. Invista em alimentos que sejam de fácil digestão, pois o calor também não combina com comidas pesadas. Evite frituras, comidas condimentadas; prefira alimentos frescos, frutas, saladas e legumes.

4) Atenção aos horários de exposição solar: a criança deve evitar o sol entre 10h e 16h, e sempre usar protetor solar. A cada duas horas deve-se repetir o procedimento. Chapéus e bonés devem fazer parte do kit de proteção solar.

5) Para evitar as micoses, que são infecções causadas por fungos e se proliferam em locais quentes e úmidos, o ideal é usar chinelos e sandálias e secar bem os pés.

6) Para quem vai a locais com grande aglomeração de pessoas como praias e clubes é indicado usar uma pulseira de identificação nas crianças com nome dos responsáveis e celular. Além de orientá-las para o caso de se perderem.

7) Picadas de insetos também são vilões nessa época do ano. Procure saber com o pediatra da criança se ela pode usar repelente. Telas na janela, mosqueteiros, ventilador e ar condicionado também ajudam a manter os insetos distantes.

Com estas dicas fica mais fácil e seguro aproveitar o verão!