segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

12 Livros que falam sobre a magia do Natal


Por Christiane Angelotti

Existem no mercado ótimos livros que abordam a temática do Natal para crianças. E nada melhor do que aproveitá-los para inserir os pequenos em temas que promovam reflexões, fantasia, empatia, que expliquem o verdadeiro sentido do Natal e contem as lendas que envolvem essa data.

Vamos conferir a nossa lista?







SONHO DE NEVE

Autor e ilustrador: Eric Carle
Tradutora: Miriam Gabbai
Editora Callis

Sonho de neve é um livro cheio de simplicidade e espírito de Natal. As ilustrações são belíssimas e enriquecem a narrativa. Eric Carle nos conta a história de um fazendeiro que cuida de seus cinco animais e a pequena fazenda com muito carinho e dedicação e com a chegada do Natal nos surpreende com uma atitude cheia de amor.





RODOLFO E O ENCANTO DO NATAL

Autor: Rob Scotton
Tradução: Elvira Vigna
Rocco Jovens leitores

Rodolfo e o encanto do Natal, de Rob Scotton, com ilustrações do autor. Na véspera de Natal, Rodolfo, o carneiro, descobre que o Natal está ameaçado, pois o trenó do Papai Noel quebrou. No meio da noite, Rodolfo, o único carneiro acordado da cidade, fará o possível para ajudar Papai Noel a salvar o Natal.  A partir de 4 anos.





COMO O GRINCH ROUBOU O NATAL 

Autor: Dr. Seuss 
Tradução: Lavínia Fávero, Gisela Moreau, Mônica Rodrigues da Costa
Companhia das Letrinhas

Esta é a história do Grinch, uma criatura verde que tem o coração duas vezes menor que o das outras pessoas. Ele odeia o Natal e resolve pôr um fim na festa. Para sua surpresa, entretanto, seus planos não dão certo: o Natal acontece assim mesmo e Grinch acaba descobrindo o verdadeiro significado dessa festa. 





UM CONTO DE NATAL

Adaptação: Silvia Oberg
Ilustrações: André Rocca
Coleção Folha Minha Primeira Biblioteca

Esta é uma história clássica de Charles Dickens, que pode ser encontrada em várias edições. Indicamos essa da coleção Minha Primeira Biblioteca da Folha, por ser uma edição recente, bem-adaptada e com belas ilustrações. A história narra a transformação de Ebenezer Scrooge, um homem muito avarento que acreditava que ganhar dinheiro era mais importante que tudo. Em dezembro, ele recebe a visita de três espíritos: o dos Natais Passados, o do Natal Presente e o dos Natais Futuros. Com cada um, Scrooge testemunha diferentes momentos de sua vida e percebe que aquilo que havia se tornado não era positivo.



O PRESENTE DOS MAGOS

Autor: O. Henry
Ilustração: Odilon de Moraes
Cosac Naify

O Presente dos Magos é uma história tradicional da língua inglesa que foi contada em livro por O. Henry em 1906. O livro conta a história de um jovem casal apaixonado e muito pobre, que vive em um pequeno apartamento em Nova York no começo do século XX. As belas ilustrações de Odilon Moraes transportam sutilmente o leitor para dentro do apartamento de Della e Jim, cenário de quase todos os acontecimentos da história, acontecimentos estes que levam o leitor a descobrir o amor é o que realmente importa.



PAPAI NOEL , um velhinho de muitos nomes

Organização: Heloísa Prieto
Ilustração: Maria Eugênia 
Companhia das Letrinhas

Tatiana Belinky, Marcelo Coelho, Maria Rita Kehl, Lilia M. Schwarcz, Lalau, Otavio Frias Filho e Heloisa Prieto contam diferentes histórias sobre essa data tão especial, o Natal.








O VELHINHO ENTALADO NA CHAMINÉ

Autor: Pedro Bandeira
Ilustrador: Aragão
Editora Moderna

Camila se deu conta de um problema grave: como Papai Noel poderia entrar na sua casa, se não havia chaminé? Enquanto o pai e a mãe da menina, ao serem interrogados, davam respostas evasivas, sem em momento algum desviar os olhos da novela a que assistiam na televisão, coube ao Vovô, o único que dava a atenção devida às dúvidas da neta, ajudar Camila a resolver esse dilema. Construir uma verdadeira chaminé seria impossível, pois o Natal já estava muito próximo, mas por que não confeccionar uma chaminé de papelão que saísse pela janela da sala? Foi o que fizeram e daí vem a parte divertida da história.


O NATAL DA BRUXINHA

Autor: Lieve Baeten
Ilustrador: Lieve Baeten
Tradutor: José Feres Sabino
Editora Brinque-Book

Nita, a bruxinha, empolgada com a chegada do Natal, mal sabe o que fazer para dar conta de tantos preparativos. Enfeitar a árvore de Natal? Assar os biscoitos de Natal? Ou cuidar da Trixie, a inquieta bruxa-criança? Tudo deve estar pronto para a chegada da Bruxa Noel. O livro é divertido e ricamente ilustrado. Mostra que a comemoração do Natal acontece nos mais diferentes lares.



CARTAS AO PAPAI NOEL

Autor: J R.R. Tolkien
Editora WMF Martins Fontes

Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a comovente última carta para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa. Em 1976, algumas cartas e ilustrações foram compiladas e publicadas pela família do escritor.








Três adaptações de Tatiana Belinky 

O PINHEIRINHO DE NATAL

Autor: Hans Christian Andersen
Adaptação: Tatiana Belinky
Ilustrações: Claudia Degliuomini
Editora Caramelo

Cercado por árvores altas e esplendorosas em meio à floresta, um pinheirinho passa o tempo todo sonhando em crescer e ser tão majestoso quanto suas companheiras. Ao saber que muitas delas eram derrubadas para virarem árvores de Natal, este passa a ser o seu maior desejo. Mas, quando ele finalmente se realiza, o pinheirinho acaba aprendendo uma inesperada lição. Publicado pela primeira vez na Dinamarca em 1844, este clássico conto de Natal, de Hans Christian Andersen, recontado por Tatiana Belinky, emociona o leitor em meio a toda atmosfera natalina. 



A VÉSPERA DE NATAL

Autor: Clement Clarke Moore
Adaptação:  Tatiana Belinky
Ilustrações: Roberto Weigand
Editora Caramelo

Na noite do dia 24 de dezembro, quando as luzes se apagam e todos vão para a cama, tem início a magia do Natal. As crianças sonham com os brinquedos que ganharão no dia seguinte, enquanto o Papai Noel desce a chaminé com os presentes. Mas o que acontece se alguns pequenos estiverem acordados, esperando pelo Bom Velhinho? Publicado pela primeira vez na Inglaterra em 1823, este clássico poema de Natal, de Clement Clarke Moore, resgata toda a magia e simplicidade da data.



UMA CANÇÃO DE NATAL 

Autor: Charles Dickens
Adaptação: Tatiana Belinky 
Ilustrações: Laura Michell
Editora Caramelo

Natal é tempo de reunir a família e os amigos para celebrar e partilhar. E só mesmo um velho sovina e rabugento como Ebenezer Scrooge para não gostar dessa data tão especial. Mas, quando ele recebe a visita de três espíritos natalinos dispostos a confrontá-lo com o resultado de suas ações, tudo pode mudar... Publicado pela primeira vez na Inglaterra em 1843, este clássico conto de Natal, de Charles Dickens, adaptado por Tatiana Belinky, é uma das leituras mais encantadoras sobre o tema.