terça-feira, 22 de novembro de 2016

Para ver, ler e pesquisar sobre a infância — Dicas #3

Muito Além do Peso

O Documentário Muito Além do Peso, de Estela Renner (2012), alerta sobre um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo, a obesidade infantil.

Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. 

É preciso compreender o problema para mudar os hábitos alimentares de nossas crianças.


Tarja Branca – A Revolução que Faltava

O documentário Tarja Branca: A revolução que faltava, de Cacau Rhoden (2014), fala sobre a importância do brincar na vida da criança e do adulto.  Atualmente, com a correria diária e a escassez de tempo, estamos perdendo a nossa essência de criança, o espírito lúdico tão importante para que nós sejamos criativos e felizes. O documentário, super poético, nos faz lembrar que brincar é urgente! E que faz parte tanto do mundo infantil quanto do mundo adulto.


O documentário pode ser encontrado na plataforma Videocamp: http://www.videocamp.com/pt/movies/tarja-branca

Educação Integral

"Educação Integral não é uma modalidade de ensino. É uma concepção de educação, que coloca o aluno no centro do processo e busca o desenvolvimento dos indivíduos em todas as suas dimensões."

Realizado pelo Canal Futura, o vídeo aborda por meio de animação e entrevistas temas relacionados ao conceito de Educação Integral.


Trilha Cultural (jogo aplicativo)


Que tal fazer uma viagem pelos patrimônios culturais do Brasil, combinando diferentes selos e conhecendo a imensa produção cultural de nosso país? O jogo Trilha Cultural propõe a ampliação do repertório cultural a partir do contato com o patrimônio artístico-cultural nacional e sua diversidade, bem como estabelece um diálogo com professores e estudantes sobre a compreensão dos potenciais educativos desses espaços, entendo-os como recursos sócio-inclusivos.


O jogo é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento de vivências relacionadas ao ensino das Artes, alinhadas aos discursos contemporâneos da interculturalidade e apoiadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, propondo que os usuários tenham experiências divertidas e prazerosas. O jogo foi desenvolvido pela Desenvolvido pela Plataforma de letramento/ CENPEC Educação.


Confira abaixo um vídeo com especialistas e professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, falando sobre a proposta do jogo e a importância de se trabalhar com os alunos as concepções de cultura e patrimônio cultural.



Para saber mais do jogo e baixar gratuitamente: Trilha Cultural