quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Faz de Conta Livraria — Uma livraria itinerante

Por Christiane Angelotti

Um livreiro idealista, apaixonado pelo seu ofício e que sonha com que todos possam ter acesso aos livros. O protagonista da nossa história é Zeco Montes, editor, autor e dono da ÔZé Editora, uma editora de livros infantojuvenis lançada em 2011. 

A história de Zeco com o mundo editorial é longa, são 40 anos no mercado, tendo trabalhado em editoras e livrarias, incluindo a Faz de Conta, primeira livraria exclusivamente infantojuvenil em São Paulo. Também foi presidente da Associação Nacional de Livrarias e diretor da Câmara Brasileira do Livro.

Ver ótimos títulos de pequenas editoras fora das grandes livrarias sempre incomodou Zeco. A burocracia, o custo e a dinâmica do processo de distribuição de livros não favorecem que pequenas editoras possam investir muito na manutenção de seus títulos em livrarias de grande porte. Com isso, o leitor acaba perdendo, muitas vezes, a oportunidade de conhecê-los. Criar uma livraria itinerante veio desse sentimento, segundo ele.

Zeco Montes, o editor com alma de livreiro, como brinca ao se definir, criou a Faz de Conta Livraria, uma livraria bicicleta que circula por pontos da cidade, pontos estes sempre anunciados com antecedência em sua página no Facebook.

A Faz de Conta Livraria leva literalmente aos leitores livros de pequenas editoras que não são facilmente encontrados em livrarias de grande porte. O acervo tem a curadoria do próprio Zeco, nele podemos encontrar livros de autores consagrados e edições caprichadas. O contato do leitor com o livreiro também é um ganho para esse tipo de comércio. As conversas são sempre enriquecedoras para ambos os lados.

Empreender no mercado editorial é uma tarefa complexa, e Zeco Montes faz com muita alegria e disposição essa aventura que é aproximar o livro de seus leitores. 

Para entrar em contato com a Faz de Conta Livraria: