quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Resenha do livro 'Enfim, Atleta!'


Editora: Paulinas
Autora: Anna Cláudia Ramos
Ano de publicação: 2016
Ilustrações: Rogério Coelho

Por Christiane Angelotti

Quando soube do lançamento do livro Enfim, Atleta! imaginei se tratar de uma boa história de alguém que por meio do esporte descobriu um dom. Para a minha surpresa, e é sempre maravilhoso quando isso acontece, o livro fala de muitas outras coisas como sonho, persistência, amor, família, luta, garra, superação e também de esporte.

As pessoas têm mania de dizer que a gente tem que desistir de um sonho quando ele parece muito maluco, ou muito grandioso, como diria a Dona Corinha. Eu não concordo. Ainda bem que não acreditei no que me disseram lá na minha cidade, quando eu era pequenininha.

Em Enfim, atleta! Anna Claudia ramos nos apresenta a história de Antônia, uma garota alegre e cheia de vida, que nasceu numa pequena cidade no interior de Minas Gerais e foi criada pelos avós. Desde bem pequena se apaixonou por um esporte bem diferente daqueles aqui comumente praticados, o tênis, e assim passou a acalentar o sonho de se tornar tenista.

Em sua trajetória para aprender mais sobre o esporte (ela acompanhava os jogos pela TV e internet), Antonia compartilha com o leitor seus desejos, frustrações e cada passo para seguir em busca da realização do sonho de se tornar uma tenista profissional. Da raquete improvisada e dos treinos no paredão do quintal até conseguir uma oportunidade, Antonia foi perseverante e não desistiu.

As ilustrações de Rogério Coelho convidam o leitor a fazer uma viagem pelas lembranças da Antônia narradora de sua história. É possível passear pelos cenários, e quase sentir as folhas caindo, tocar os objetos, sentirmos o esforço da protagonista e a simplicidade de sua vida.

O livro fala de oportunidade, não das grandes, mas de todas elas, pois todas são caminhos para conseguirmos nossos objetivos. Fala sobre família. Antonia, apesar de órfã, tem uma família maravilhosa, avós e tios, e isso também a fortaleceu. Além disso, mostra que o esporte requer estudo e sacrifícios.

Enfim, Atleta! é daquelas histórias que nos fazem acreditar no poder dos sonhos, das pessoas que aparecem na hora certa para nos ajudar e de como é importante ter pessoas que nos apóiam. E nos leva a pensar em quantas Antonias devem existir por ai, cheias de talento e com um dom especial só precisando de uma oportunidade.