quarta-feira, 20 de julho de 2016

Caixas de papelão podem virar brinquedos fantásticos

Por Christiane Angelotti

 Você já experimentou oferecer uma caixa de papelão vazia, simples, para uma criança brincar? Se não, pode ter certeza, será um sucesso! Grandes possibilidades acontecem com essa experiência.

Os brinquedos feitos com papelão são ecologicamente corretos, pois podem ser reciclados e reaproveitados, alimentam a imaginação, uma vez que a criança pode utilizá-lo das mais variadas formas de acordo com a imaginação dela.

O papelão é um material simples, resistente, sustentável, fácil de ser encontrado, uma vez que as pessoas utilizam embalagens de papelão para transportar objetos diversos no dia-a-dia.

Aliado aos benefícios para o meio ambiente está o alto poder de estimular a criatividade que uma simples caixa de papelão pode ter. Na brincadeira a criança pode transformá-la em uma casinha, um barco, um carro ou um berço de boneca! Vale o que a imaginação mandar.


Em um mundo cheio de brinquedos prontos com funções definidas e brinquedos eletrônicos, é importante que propiciemos às crianças experiências lúdicas ricas, nas quais a imaginação e a criatividade serão suas principais ferramentas, assim estaremos ajudando-as a estimular cada vez mais essas habilidades tão típicas e importantes da infância.

Abaixo algumas possibilidades de brincadeiras para as crianças

A caixa que virou um fogão. Permita que a criança desenhe as peças e faça o fogão do jeito que ela desejar.


Incrementando um pouco, a caixa pode se transformar em um forno com pizza quentinha. O recheio da pizza pode ser de massa de modelar!


A caixa que virou túnel e pista.


Ops! Um caminhão de lanches!


Ou uma casinha de doces...


Que tal voar neste avião?


Ou brincar com uma cidade inteira?


Nenhuma matéria poderá ser reproduzida sem autorização prévia da autora.