segunda-feira, 7 de março de 2016

Tangram

Por Christiane Angelotti

O Tangram é um jogo milenar chinês, muito parecido com um quebra-cabeça composto por sete peças que, unidas de uma determinada maneira, formam um quadrado.

O objetivo do jogo é organizar perfeitamente todas as figuras geométricas para formar as “figuras problema”.

O desafio inicial é montar o quadrado e então chegar ao máximo de formas combinando as sete peças. 

Pouco se sabe ao certo sobre a origem do Tangam. Há várias versões sobre sua origem, assim como a origem do seu nome. Muitos estudiosos do folclore chinês dizem que o Tangram é um jogo com mais de 40000 anos de idade. No início do século XIX, o Tangram chegou à Europa e aos Estados Unidos, conhecido como quebra-cabeça chinês. 


Uma das versões mais conhecidas é a lenda de um chinês chamado Tan que deixou cair uma peça quadrada de cerâmica no chão, e esta ao cair se partiu em sete partes. Enquanto tentava remontar a peça, ele descobriu várias outras formas. A partir daí, várias outras formas foram registradas livros. O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça que tem um número fixo de peças e que juntas formam um quadrado. Alguns descrevem como: cinco triângulos de tamanhos diferentes, um quadrado e um paralelogramo. Outros dizem que ao invés do quadrado é um retângulo. 

Esse jogo desenvolve a capacidade de concentração, a orientação espacial e exercita a criatividade. É também uma ótima diversão. 

Você pode imprimir a figura a seguir, recortar, colar numa cartolina ou papel cartão para ficar mais resistente e brincar. 


Algumas figuras desafio para você montar com o Tangram:


Molde para imprimir e fazer seu próprio Tangram:


Para jogar montar e jogar Tangram no computador:


Alguns vídeos feitos com peças de Tangram:

Tangram Love || É uma animação em que uma história de amor é contada através das figuras formadas com as peças do Tangram.
Palavras-chave: Geometria plana. Figuras planas. Tangram.
Duração: 1min14s



Animação 2 || Animação feita através das figuras formadas pelo Tangram de sete peças. 
Palavras-chave: Geometria plana. Figuras planas. Tangram.
Duração: 1min02s


Curiosidade

A ilustração ao lado vem de um dos primeiros livros de passatempos Nuovo Giuoco chineses, ossia Raccolta di 364 Figura Geometriche formato con un diviso Quadrato em 7 pezzi, publicado pela Agapito Franzetti (Editor), de 1817, na Itália. Um dos jogadores de quebra-cabeça chinês "é visto cortando seu próprio Tangram de papelão, enquanto os dois outros tentam resolver um problema geométrico.