quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Um tesouro de Lobato

Por Christiane Angelotti

Foto: Globo Livros

Título: O Garimpeiro do Rio das Garças
Autor: Monteiro Lobato
Ilustrador: Guazzelli
Editora: Globinho
64 páginas

Que tal descobrir um novo livro de Monteiro Lobato, um verdadeiro tesouro escondido?


O Garimpeiro do Rio das Garças é uma obra pouco conhecida do mestre Lobato. Desde seu lançamento, em 1924, o livro contou com somente quatro edições, e desde 1993 já não era mais editado. Uma verdadeira raridade.

A inspiração de Lobato para essa obra deve-se ao fato de que na década de 1920 uma verdadeira “febre” acometeu muitos trabalhadores no país inteiro. Muitos deles partiram em busca de fazer fortuna nos garimpos de ouro e diamantes do país. A região do Rio das Garças, famosa por seus minérios, entrou nessa rota de exploração atraindo muitos desses aventureiros e sonhadores.

O livro conta a história de João Nariz, um homem simples, que vende tudo o que possui e parte para o Rio das Garças disposto a fazer fortuna. Dono de um olfato poderoso, que ele treina para farejar diamantes, conta sempre com a ajuda do seu fiel companheiro, o cachorrinho Joli. João Nariz passa por muitas aventuras em busca do sonho de riqueza, sempre munido de muita perseverança, sonho e a amizade de Joli.

O Garimpeiro do Rio das Garças é quase uma fábula. Repleto de elementos que o tornam um livro envolvente. Uma preciosidade que mereceu ser redescoberta.

As ilustrações de Guazzelli são uma atração à parte. Permite uma leitura independente do texto, ao mesmo tempo em que confere uma parceria com ele, sem adiantar nenhuma surpresa.