quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Pequenos artistas

Por Christiane Angelotti

O desenho, em qualquer fase, é uma forma de expressão. A criança conta história através do desenho, seja a sua história ou uma que seja significativa para ela.

Estimular o desenho é algo que pais e educadores devem fazer sempre. Desenhar sem regras, sem buscar um sentido exato. O desenho por si é parte importante do processo de desenvolvimento da criança. Desenhar colabora para o desenvolvimento motor, visual, trabalha a percepção e ainda o emocional da criança.


Pedir que a criança converse sobre o desenho é importante, mas não se deve fazer críticas de que está feio, estranho, sem sentido. Ali está um exercício de imaginação, de exploração e expressão. Por meio do desenho, a criança também trabalha e desenvolve seus sentimentos, sua visão do ambiente que a cerca. É um processo no qual o exercício é mais importante do que o resultado final.

O tamanho do desenho e as cores usadas podem dar pistas de estados emocionais ou características de personalidade. Mas isto deve ser analisado por profissionais capacitados.

Além de estimular a criança a desenhar, os pais podem emoldurar a produção da garotada e ainda usá-las para decorar a casa, É uma forma de guardar esses registros. O segredo está em escolher a moldura certa.

Confira algumas ideias nas imagens abaixo!

 
Paredes com molduras em tamanhos diferentes, em cores claras ou todas na mesma cor.

Molduras de mesmo tamanho.